quarta-feira, maio 24, 2023

4. Licínia


 

Portugal é o país que me coube no nascer e decerto no morrer me caberá. Às vezes amo-o, às vezes aborreço-o, mas dele não posso nem quero alienar-me. É a minha memória, a minha língua, a minha paisagem. É pequeno, bonito, conformadinho. Desculpa-se com o fado e a saudade para não ter de falar em futuro. Por vezes, tem rasgos de audácia e sai da sua modorra para a descoberta das terras, do sol, da liberdade. Sabe fazer a festa do vinho, da bailação, do abraço amigo, do amor atrevido. Detesto-o quando é snob, presunçoso, chorando impérios e prometendo outros. Admiro-o quando se senta à sombra, a preguiçar, e depois se levanta e arruma uma quadra e nunca a lê ao filho que é doutor.

Talvez eu fale de um Portugal que só existe porque eu o quero assim. 

Licínia

10 comentários:

Margarida disse...

Texto lindíssimo, Licínia. Apetece "pedir emprestado" :)

bettips disse...

Uma faixa de terra Norte/Sul, tão diversa e que tão bem descreves. Sinto-o assim.
Só estando longe algum tempo se percebe bem o "pico" de saudade que este Portugal nos deixa, de nascença.

Justine disse...

O teu texto é excelente, Licínia, estou em concordância com as tuas ideias, e não creio que o Portugal que tu descreves só exista no teu pensamento!

Licínia Quitério disse...

Margarida, é só pedir e levar, citando a autoria do inédito. Agradeço.

Licínia Quitério disse...

A quem possa interessar informo, embora tardiamente, que as fotos retratam: Vindima no Alto Minho, Igreja de Bravães, mar a Oeste, lagoa da Serra da Estrela.

Mónica disse...

hmmm parece a letra de uma musica assim a puxar ao sentimento, que tal uma batida hip hop, alinhas?

Licínia Quitério disse...

Mónica, a puxar ao sentimento?! hip-hop?! Ai...

Anónimo disse...

Bonitas fotografias que bem ilustram o texto.

Teresa

M. disse...

Um belo texto, Licínia.

Anónimo disse...

Portugal é o país mais bonito do mundo inteiro. Não me interessa que não sente assim.
luisa