quarta-feira, maio 31, 2023

12. Zé Viajante


 

Na ordem natural da vida, todos temos (tivemos) oito bisavós. Dos meus antepassados, apenas conheci, durante uns anos, dois avós da minha mãe, radicados no Alentejo, ambos naturais do Distrito de Lisboa. E, não alongando, foi a bisavó Francisca a responsável pelo meu nascimento no Alentejo. Os pais casaram lá, mas cedo se radicaram em Sintra. Francisca, que tinha sido uma "mãe" para a minha progenitora, fez questão que o parto fosse Alentejano (muito obrigado, bisavó). E o menino nasceu em Borba, com ajuda da parteira, normal na época, na Quinta que ainda hoje visita. Por lá ficou uns meses até que uma gravíssima doença surgiu e teve que vir, de vez, para perto da Capital e dos hospitais.

Como nota curiosa, os bisavós Francisca e José Francisco, na foto, avós de minha mãe, eram tios do meu pai. Voltas da Vida.

Zé Viajante

4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante história. Para mim é importante saber que foram os meus antepassados mesmo não os tendo conhecido.
Luisa

Mónica disse...

concordo com a Luisa. as verdadeiras histórias da História

M. disse...

Uma parte da tua história, Zé. É bom sabermos da nossa história para nos entendermos melhor connosco e para não esquecermos os que já partiram.

Justine disse...

Estória do teu passado "atribulado", que te faz ter chão seguro onde dar passos e onde te revês!