quarta-feira, maio 10, 2023

2. Bettips


 

Dois coelhos de uma só cajadada: Vila Nova de Gaia e Porto.

Gaia e Vila Nova fundiram-se em 1832, o núcleo urbano foi elevado a cidade apenas em 1984. Tratava-se de consolidar, com nome e estatuto, a realidade: “o grande dormitório” do Porto. Como lá vivi parte dos anos 60, habitei afinal uma vila, atravessada por uma rua principal e inúmeros lugares e lugarejos, alguns perfeitamente campesinos. Do Porto, nem vale a pena acrescentar história: é um destino turístico muito propalado, imerso nas massas e imenso, para o bem e para o mal. De notar que “isto” não é nada disto: a foto é de Julho 2000 e, portanto, antes do Porto 2001, Cidade Europeia da Cultura, envolta em obras de grandes controvérsias políticas e derrapagens financeiras.

Bettips

7 comentários:

Anónimo disse...

O encanto do Norte
Luisa

Justine disse...

Apesar das grandes controvérsias políticas, do excesso de turismo e das derrapagens financeiras, o Porto encanta-me sempre que o visito com o seu ambiente especial, as suas gentes orgulhosas, a sua cor triste, as suas ruas estreitas. É uma cidade especial!

Mónica disse...

A fotografia não está para brincadeiras, de onde foi tirada? Não sabia dessa junção de Vila Nova com Gaia, a minha avó nunca me contou :)))))

M. disse...

Bela cajadada deste, Bettips! A fotografia é como um regaço de História.

bettips disse...

Mónica: então a menina tem raiz no pôrto???
Repara que a foto é de 2000, ainda se atravessava a ponte de D. Luis a pé... o que fazíamos antes, anos 60/70 para "poupar"escudos e ir ao cinema e, depois, para apreciar a vista, ou sozinhos ou com os amigos que nos visitavam. Panorama que agora é muito diferente, claro! Abç

Mónica disse...

O meu pai nasceu no Porto (filho de pai do Porto e mãe de Gaia) mas só lá viveu até os 3 anos. Passar a ponte a pé só a de ferro a Luís I. Bela fotografia, pensei que fosse um drone.

Zambujal disse...

Úteis, interessadas e interessantes informações. Obrigado.