quinta-feira, fevereiro 19, 2009

"Dificuldade" por Rosalina


16 comentários:

Rosalina Simão Nunes disse...

Inexequível.

bettips disse...

E a menina a dar-lhe ...esta conversa não foi há uns anos largos, aí uns 30 e tal? Eu detesto este paleio: chegava FAZER "escola e democrática" que foi para isso que se fez/viveu uma Revolução. Estes (e outros) é que têm "dificuldade" em engolir que a cultura é o melhor caminho para o progresso!
Bem apanhada a difícil promoção da igualdade etc etc...!

Rosalina Simão Nunes disse...

Não, bettips, a leitura não deve ser essa.

Repare que o sublinhado é feito no início do Decreto Lei 3/2008, aquele que actualmente vigora para o Ensino Especial.

O meu sublinhado pretende estabelecer o paradoxo: com esta lei não é possível haver escola democrática e inclusiva / escola democrática ou sequer escola, precisamente porque a escola para ser inclusiva tem de ser democrática. E sem democracia não há escola, pelos menos no seu sentido mais puro.

bettips disse...

Por qualquer motivo da minha explicação/comentário algo confusa/o - pode parecer que não estou de acordo. Também não estou por dentro "de tudo" e muito menos das leis, paradoxais, tantas vezes gongóricas e de malha aberta!
Desculpa se não me fiz entender.
O teu último parágrafo é eloquente.

cristal disse...

Muito bem apanhada esta dificuldade embora eu ache que é mais impossibilidade por mediocridade.

mena maya disse...

Uma redundância inútil e desnecessária, pelo que percebi...

Cerejinha disse...

Já não chegava a estas crianças terem uma vida difícil.........

Luisa disse...

Muita teoria e pouca prática é o que torna difícil este problema das escolas.

Rosalina Simão Nunes disse...

ehehhehehe..., bettips, de vez em quando tenho rasgos!

Não, cristal, é bem mais prosaico que isso. A razão é apenas economicista.
Só, mais nada.

None disse...

Ultimamente tenho sentido muita revolta com o ambiente que se vive no ensino, do qual, as maiores vítimas são quem devia aprender os conteúdos, a educação, a vida. Sem políticas de ensino correctas nada se adianta, a não ser o caos.
Algumas excepções haverá, por Escola, por Professor. Espero bem que sim.

Anónimo disse...

Dificuldade imensa de tornar a escola um local onde a colaboração devia ser entre todos com muita disciplina a enquadrar.

por um fio disse...

Muito a propósito!... :)

Belisa disse...

Parece-me que é o que todos queremos...

Rosalina Simão Nunes disse...

Nem todo, Belisa, nem todos.

Quem faz leis destas, quem as aprova, quem as promulga, quem as defende, não quer.

Antonio stein disse...

Eu sublinharia "Educação Flexível"

Tão flexivel que os miudos saiem da escola sem saber escrever e interpretar um texto convenientemente.

Tão democrática quanto Anárquica.

Ser professor hoje é um acto de coragem por muita vocação que se tenha, e para alguns irresponsáveis
a escola do futuro de horizontes longínquos.

Rosalina Simão Nunes disse...

Subscrevo o acto de coragem, António e o resto também.