quinta-feira, janeiro 29, 2009

"Brinquedo" por Jawaa


Brinquedos eram bonecas e louças para tomar chá em barro vermelho às bolinhas brancas, peças de alumínio para cozinhar, camas e berços de embalar, mesa e cadeirinhas de verga, tudo para a formação de uma perfeita dona de casa. Houve também um cãozinho de peluche castanho com uma coleira vermelha de fivela, porque eram cãezinhos de verdade que eu colocava entre os lençóis bordados com pintainhos, que se prestavam por pouco tempo àquelas brincadeiras, corroborando meus outros anseios.
O cão maior, o «China», foi meu grande companheiro, por mim alimentado a biberon e de uma fidelidade que nunca me deixou esquecê-lo. A boneca de porcelana teve vida longa e ficou no quarto – já de minha filha – com seu vestido novo de organdi, esperando em vão o nosso regresso após Setembro de 75.
Jawaa

7 comentários:

despertando disse...

Eu também tive os tachinhos de aluminio, aquele tal fogão com forno, e as bonecas da época, lembro-me do meu primeiro "Chorão" mas esse ja eu tinha 9 anos quando entrei numa loja em espanha e o vi a sorrir para mim..... conseguiu e vim a sorrir com ele ao colo.
Mas felicidade, era andar no tricicolo para tras e para a frente em dois quarteiroes da Rua Barao de Sabrosa.
Hoje quando passo lá nao vejo criança alguma.... os brinquedos de outrora foram trocados pelas novas tecnologias :(

Luisa disse...

Que belas recordações| Vamos ficar todos nostálgicos ao reviver as nossas infâncias!

mena maya disse...

Brincadeiras de meninas!
Recordações de tempos idos noutras latitudes...

Lindas as fotos Jawaa!

Justine disse...

É verdade, Jawaa, os animais sempre, desde sempre presentes na nossa vida, a enriquecê-la!

bettips disse...

E vamos por aí fora, como se numa alameda de árvores, com um sol ao fundo de nós. Muito bonito, lembrar os brinquedos e companhias nossas...

Teresa David disse...

Gostei tanto das imagens como das palavras que nos remetem para outro continente.

Antonio stein disse...

Com tantos brinquedos aqui mencionados "Obviamente" que tinha de ser uma boa Dona de Casa!

Será?

Conheço um caso em que a prendada foi corrida a tachos e afins e saiu um desastre especialmente na cozinha..,

quandop se lembrava de cozinhar a cozinha ficava em tal estado que a Ca. de SEguros sempre se recusou a pagar as indmenizações por suspeitar de fogo posto.

As Fotografias estão muito giras!