quinta-feira, janeiro 29, 2009

"Brinquedo" por Licínia



BRINQUEDO

Carvão era o combustível. Incandescente quanto bastasse. De vez em quando esmoreciam as brasas. Era preciso agitar o ar com o abano, abrir as goelas do ferro. Longe da roupa, não fosse saltar faúlha. O melhor carvão era o de sobro, ou o de azinho. Madeiras feitas com demora de anos, de seivas muito elaboradas. A Mãe passava na tábua de madeira, forrada a cobertor velho, com capa de algodão branco ajustada por fitas de nastro. Era uma pena quando, por momentânea distracção, o ferro vazava o calor excessivo e gravava na alvura um triângulo acastanhado. A miúda gostava de observar as manobras. O olho aceso do carvão, os gestos leves e exactos das mãos da Mãe na condução do ferro, no alinhar da roupa, o calorzinho húmido em redor da tábua, em redor da Mãe.
Deram-lhe um ferro de engomar, a sério, só que mais pequenino, que as mãos dela ainda alcançavam pouco mundo. Não, não era um brinquedo. A Mãe punha lá dentro carvõezinhos em brasa e deixava-a passar a roupa da boneca, num banquinho baixo, ao lado da tábua alta. Ainda hoje se lembra do silêncio entre as duas, ponteado pelo tilintar dos ferros, a assentarem nos descansos, no compasso da chegada e partida das peças. Trabalhos de mulheres...

Licínia Quitério

9 comentários:

jawaa disse...

Também me recordo desses ferros de engomar roupa e tive um bem pequenino; só que nunca o usei de verdade...

Um beijo

Anónimo disse...

Quando crescer, vai ser igual à mãe...
Agrades

Luisa disse...

Não sei o que é mais bonito, se o teu pequenino ferro de engomar se a "redacção" dos vossos engomados em casa.

mena maya disse...

Lindo o ferro de engomar, preciosas as recordações...

Justine disse...

Ambiente recriado magnificamente, amiga! Texto comovente, até porque me sinto lá dentro. E a fotografia está desfocada, ou são de facto os meus olhos que...

bettips disse...

Lá vem outro artefacto a que "nós" estávamos habituadas. Espanta-me pensar como se vivia tão...cinza e como os pequenos prazeres eram tão importantes. Passeei-me pelas palavras e vapor terno!

Teresa David disse...

Também tive um destes, mas sinceramente desde tenra idade as tarefas domésticas não me atraiam como ainda hoje as faço meramente por gostar de ver tudo minimamente limpo e organizado, por isso, usava o meu para esconder rebuçados e bombons!

mac disse...

O ferro que eu tive já era a electricidade, mas também como tu tinha uma tábua mais pequena e passava a roupa das minhas bonecas.

por um fio disse...

Também tive alguns ferros de engomar! Coitadinhas das meninas! De pequeninas torciam-nos o pepino ou o destino???? :)))