quinta-feira, dezembro 19, 2019

9. Rocha/Desenhamento



Ao lembrar-me de certa obra de Charles Dickens, UM CONTO DE NATAL, onde este grande escritor leva à abordagem de Ebenezer Scrooger, avarento por natureza, mostrando-o visitado por três notáveis personalidades que o vão convidar a reflectir sobre a..generosidade. Então ocorreu-me abrir à sorte o último livro que publiquei O MESSIAS página 13, número bizarro. Lá, um tal José diz a certa altura o seguinte:
«Como dono da minha humanidade, e ao ouvir tais acusações, nunca poderei sentir-me magoado, tendo pena de mim, porque se algum aspecto relevar da minha militância verdadeira pelas causas do Homem, o problema não residirá em nenhum retrato, em nenhuma vaidade autoral, ainda que possa desvendar um pouco do meu desejo, sobretudo na multiplicação do ver sensato e no desdobramento do sentido das palavras. As pessoas não estão nos retratos. Eu nunca vi o Outro que não foi Ninguém.»
Rocha de Sousa
Imagem (fragmento da capa do livro)

2 comentários:

Mónica disse...

outro charles dickens?

Anónimo disse...

Bonita imagem

Teresa