quinta-feira, abril 30, 2020

3. Isabel

6 comentários:

Justine disse...

Isabel, o candeeiro é Arte Nova ou Art Deco? só para tirar as teimas entre mim e a Licínia...

Isabel disse...

Bem, eu estava convencida que era arte nova, mas agora fiquei na dúvida. Mas não é original. Tenho por aí algures um certificado de compra e um livrinho sobre a arte de que é representativo, mas não sei dele. Tem um pé alto em bronze e o abajour nem sei bem se é de vidro. Comprei-o há uns 25 anos e creio que é das edições Philae. Vou tentar encontrar o livro para dizer com certeza.

Licínia Quitério disse...

Eu às vezes baralho-me entre ambas, mas acho que é mesmo Ars Nouveau.

Isabel disse...

E eu falei nas edições Philae, mas acho que é do Ediclube. Não me lembro...mas vou tentar encontrar o certificado e o livro que há-de andar por aí algures...

Mónica disse...

pesquisado na internet: arte nova é mais antiga, final sec XIX e as linhas são curvas (naturais, flores, linhas curvas, sensuais, gustav klimt, estação de metro de picoas), a arte deco é entre as guerras e as linhas são direitas, geométricas (inspiração em picasso, franja do cabelo a direito, vestidos lisos, o chamado "estilizado"), penso que o abajur está mais próximo da arte deco, as figuras dos vitrais são geométricas. o que diz o tal certificado?

M. disse...

Não andámos longe uns dos outros nas nossas hipóteses sobre o mistério. E a fotografia mostra um lugar de afectos revelador do que vou conhecendo da Isabel em diversos pormenores e situações. É um gosto ter-te aqui connosco.