quinta-feira, abril 02, 2020

13. Zambujal



Foi em 1958. Andava (e continuo!) à procura de mim e de respostas para tantos sempre acrescidos porquês. Na viagem de fim de curso, em Luanda, na Livraria Lelo, sugeriram-me Os subterrâneos da liberdade – ásperos tempos, agonia da noite, a luz no túnel.
Foi leitura decisiva para o resto da minha vida. Cheguei a decorar (e a dizer) longos trechos daquela prosa densa e leve, áspera e luminosa.
Era em Santos, três soldados. Baioneta calada. (Branco soldado António; Manuel mulato pardo; negro, negro de carvão era o soldado Romão. Eram em Santos três soldados de baioneta calada (…)
Eram em Santos três soldados, os três num muro encostados. Vermelho sangue dos três, dos três soldados de Santos. Eram em Santos três soldados, vermelho sangue dos três!).
Zambujal
NOTA: Peço desculpa, Sérgio, pela mancha branca, mas não consigo tirá-la. 
M

7 comentários:

Isabel disse...

Li pouca coisa do Jorge Amado e do que li, gostei especialmente dos "Capitães da Areia". Na altura em que o li, estava a trabalhar na Baixa da Banheira e enquanto esperava o comboio, na estação, vi uns miúdos a maltratar um cão e depois agarraram-se às traseiras do comboio que passou antes do meu e seguiram caminho agarrados ao comboio, num perigo tão inconsciente! Não sei se por não terem bilhete, se pelo gosto de transgredir. Inspirada no livro, escrevi uma história sobre o que vi na estação. Não sei onde pára essa história, mas acho que estava gira.

Os "Subterrâneos da Liberdade" não tenho, mas já estive para o comprar. Vai ser agora!

Saúde:))

bettips disse...

Todo o tempo de Jorge Amado, lido há décadas, decantado pelo meu nóvel entendimento das coisas, a curiosidade dos lugares... Eterna a luta!

Mónica disse...

no tempo dos chatos do circulo dos leitores, em que nos "obrigavam" a mandar vir um livro, escolhi o único titulo/autor que me pareceu interessante, Jorge Amado e n me lembro do titulo, comecei a ler e não passei da 1.ª página

Justine disse...

Um clássico da literatura do meu tempo de jovem, que não sei se os jovens de agora leem...

Anónimo disse...

Acho que li tudo o que havia para ler do Jorge amado
Luisa

M. disse...

De Jorge Amado li outros livros de que gostei muito, este não conhecia.

Anónimo disse...

Também li outros livros do Jorge Amado, já lá vão muitos anos. Este não li.

Teresa